top of page

#028 | PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO


Benito Mussolini e Adolf Hitler. (foto: History Channel)
"O fascismo se fortalece em meio ao caos e as insatisfações da sociedade."

⠀⠀O fascismo é um regime político que se originou na Itália, em meados de 1910, ganhando plena ascensão a partir de 1920, capilarizando-se para outros países europeus com sérios problemas econômicos, em virtude da Primeira Guerra Mundial. O exemplo mais conhecido de tal regime é a Alemanha nazista.

⠀⠀Buscando sanar os problemas da época, como as altas taxas de desemprego e a economia devastada, houve o surgimento de grupos com a retórica de trazer soluções fáceis à crise.

⠀⠀A partir da ascensão de tais grupos sobre a fragilidade do país por meio do apoio popular, ocorreu a dominação do Estado em prol de interesses próprios, centralizando o poder em um único líder, como também o enaltecimento de discursos ultranacionalistas e a extinção de opiniões democráticas. Além disso, o forte imperialismo e a utilização coercitiva da violência foram amplamente empregados, com o intuito de garantir a unidade ideológica imposta pelo regime.


⠀⠀Abaixo, as principais características do fascismo:


⠀⠀- Poder centralizado: o poder é centralizado nas mãos de uma única pessoa (ditador), em prol de seus interesses;

⠀⠀- Ultranacionalismo: o ultranacionalismo e a consequente xenofobia, ou seja, ataque aos imigrantes e outras nações, especialmente as quais não estão alinhadas ideologicamente;


⠀⠀- Valores tradicionalistas: exaltam-se os valores tradicionais de uma sociedade, visando a desmoralização de ideias consideradas 'modernas' e politicamente corretas;

⠀⠀- Cultuo ao líder: enxergar o líder do país como um 'ser messiânico', o único capaz de garantir as necessidades do mesmo;


⠀⠀- Desprezo pela liberdade: despreza a liberdade de opinião dos cidadãos, além da extinção do sistema democrático;

⠀⠀- Demonização da mídia: intimidação a jornalistas e a demonização dos meios de comunicação e grandes jornais;

⠀⠀- Utiliza-se das fragilidades e insatisfações sociais: sua principal ferramenta é a utilização da retórica populista sobre os problemas crônicos existentes em determinada sociedade. Ou seja, são comuns discursos anticorrupção, de reativação econômica e resgaste dos valores morais; garantindo apoio popular em prol de interesses particulares. Assim sendo, o fascismo se fortalece em meio ao caos e as insatisfações da sociedade.


Um pouco sobre o movimento antifascista...

⠀⠀O antifascismo pode ser definido como um movimento que tem por objetivo o combate as ideologias fascistas, sejam elas de governos autoritários ou grupos organizados que pregam as ideias propostas pelo fascismo, ou seja, visão ultranacionalista, elitista, racista, contra minorias e a favor da extinção das liberdades individuais. O movimento criado na Itália, em 1921, contra a ditadura de Mussolini, hoje conta com grupos em todo o mundo. 

⠀⠀Ser antifascista deveria ser consenso, afinal, a luta não é entre esquerda e direita, mas sim, entre garantir - minimamente - nossa voz através de um sistema democrático, ou sermos suprimidos por um regime ditatorial. 


⠀⠀Por último, mas não menos importante, #FORABOZO!

_____________________



39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page