top of page

#013 | DE FILHO PRA PAI, 'Geração Alpha' [conto]


Praia Grande - SP, Brasil (2018)
"E pai, deixa eu tirar uma dúvida: se o Universo possui mais de 10 bilhões de galáxias, por que tem gente que não acredita em extraterrestres?"

Um belo dia de sol para uma boa pescaria! O suor escorre pelas costas, ocasionando uma espiral única entre a pele quente e as gotas salgadas, feito o mar que visitaram nas últimas férias de Junho. O único fato diferenciador entre ambas as ocasiões é que, ao invés do mar diante deles, está a lagoinha de água marrom que Antônio costuma lançar seu anzol.


Como era hábito, Antônio já empunhava sua vara de pesca. Como não era hábito, levou seu filho. Ele contava ao pequeno sobre as coisas da vida, de como tudo era mais simples em sua época - essas coisas que os pais amam fazer. O filho resolve falar, com os lábios praticamente imóveis, após breve silêncio, para não espantar os peixes:


"Pai, você sabia que a professora da escola é muito burra?" - cochicha.


"Como assim, filho?"


"Ela colocou uma imagem de tigre na lousa e disse que devemos preservar a Amazônia. É óbvio que temos que preservar a Amazônia, mas não existe tigre lá. A sala tava cheia, ninguém viu isso."


"Muito bom, garoto inteligente!"


"E pai, deixa eu tirar uma dúvida: se o Universo possui mais de 10 bilhões de galáxias, por que tem gente que não acredita em extraterrestres?"


"Ah, filho, porque tá na Bíblia que não existe, ué. Está na palavra de Deus."


"Mas pai, como acreditar em um livro que diz que devemos amar ao próximo, mas que mata a tudo e a todos, a todo momento? Se Deus criou todas as coisas, inclusive o bem, o mal, as pessoas, os animais, passado, futuro; ele não poderia ter evitado o mal? Se ele poderia fazer isso, por que não o fez?"


"Shiiiu, um peixe fisgou a isca"


"Mas pai, espera, se Deus criou tudo e quer que a gente siga a tudo o que ele ordenou, e, caso nós não sigamos ele mata os próprios filhos, então ele é um psicopata sádico?"


"Chega desse assunto, filho. A palavra de Deus não pode ser questionada!"


"Você me mataria, pai?"


"NÃO, da onde tirou isso, menino?"


"Da palavra de Deus, oras"


"Se você ficar em silêncio, eu prometo que compro uma barra de chocolates daquela que você ama quando a gente acabar de pescar"


"Ah, eu não como mais chocolate..."


"COMO ASSIM, MENINO?"


"Você sabia que a maioria dos chocolates são provenientes de trabalho escravo infantil durante a colheita do cacau? Eu vi na Netflix."


"Ah, mas isso sempre existiu. Então você não pode comer mais nada"


"Mas isso não significa que eu não possa comer mais nada, pai... Dããã... Eu posso comer apenas orgânicos, ué. Também decidi abandonar a carne."


"Ah, para com isso, filho. Pelo menos frango e peixe você vai comer ain..."


"NÃO! Frango e peixe não nascem em árvores. Olha esse peixe que tá no balde, ele tá agonizando até agora. Você acha bonito tirar um animal de seu habitat para comê-lo? A gente não tá na era das cavernas. Não vou comer nem peixe. Assim como você, ele tem nariz, boca, olhos e etc."


"Ah, pronto! Então vai parar de tomar leite e comer ovos também?"


"Sim, parei desde semana passada. Você não deve ter visto, pois mal fica em casa. Já assistiu ao Cowspirancy? Ótimo documentário, eu acho que tem no Youtube também."


"Eu vou cortar a internet de casa"


"Por quê???"


"Você anda muito conectado, não estou gostando disso..."


"Einstein dizia que o tempo é relativo, talvez você é quem esteja desconectado demais"


"Você me respeita, em?! Onde a sua mãe está que não vê as coisas que você anda vendo na internet? Vou ter uma conversa séria com ela depois"


"Com essas falas você só alimenta o patriarcado, pai. Onde já se viu, então é obrigação única e exclusiva da minha mãe de me educar?! Em pleno século XXI, ainda a mulher é tida como objeto doméstico... - tsc, tsc, tsc - Que absurdo."


"Absurdo é você, que aberração! A mulher tem que ser submissa ao homem, e o homem tem que prover o lar. Eu não sou mulher, sua mãe é. Você agora é frutinha???"


"Vamos entrar no mérito bíblico mesmo?"


"Você vai ficar sem festa de oito anos."


"Ué, tudo bem, data de aniversário só serve para aquecer o mercado de artigos para festa e encher o bucho de parentes chatos mesmo..."


"Vem cá que eu vou te dar uns cascud..."


"AN, AN, AN... Melhor não, eu tô com o ECA aqui no celular e sei dos meus direitos."


"VAI JÁ PRO CARRO, LUIS FELIPE!"


"bolsominion" - cochicha


"O que você disse???"


"Nada."



E assim, mais uma bela pescaria em família chega ao fim, contrastando com o brilho do lago e o verde da mata.

____________________





7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page